O que é um café especial?
Ao visitar cafeterias inovadoras ou gôndolas de produtos diferenciados no supermercado, você provavelmente já deparou-se com cafés frutados e dentro de embalagens cuidadosamente elaboradas. Mas, afinal, o que é um café especial? E por que ele tem se popularizado tanto?
A resposta para a segunda pergunta é simples: o sabor único e envolvente. E, que se distancia do amargor proporcionado pelas versões tradicionais e vendidas em grande escala.
No entanto, para responder a primeira questão, precisaremos nos aprofundar um pouco mais. Confira a seguir.
Venha entender o que é um café especial
A cada ano, o consumo de café cresce no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a demanda pela bebida registrou aumento de 1,34% em 2020. E, as versões especiais têm se destacado em meio a esse aumento.

Atualmente, o país se encontra na chamada “terceira onda” do consumo de café. Ela favorece o surgimento de marcas regionais. Pois, proporcionam uma experiência única e repleta de aromas nunca antes sentidos.
E é justamente esse sabor único e vibrante que atrai os apaixonados por cafés especiais. Nesse sentido, os grãos são cultivados, produzidos e colhidos seguindo regras rígidas de produção. Isso, para garantir um produto uniforme e de qualidade.
Onde comprar?
Hoje, com o crescimento das lojas virtuais, ficou muito mais fácil comprar café especial. Mas, é preciso manter atenção redobrada aos selos de qualidade da marca comercializada.
Isso porque, o segmento desse tipo de produto é regulamentado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Então, é necessário seguir alguns critérios obrigatórios. Dentre eles, uniformidade, fragrância e ausência de defeitos.